O Programa para a Conservação e Revitalização de Bacias Hidrográficas no Estado do Espírito Santo (Probacias), estabelecido pelo Decreto nº 4843-R em março de 2021, tem como finalidade recuperar, preservar e conservar as bacias hidrográficas por meio de ações sustentáveis, contribuindo para a melhoria das condições socioambientais, o aumento e a melhoria da qualidade da água. O município de Muqui foi um dos três municípios da região Sul do Estado contemplados com o projeto e que é coordenado pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH).
A Secretaria Municipal de Agricultura, com a parceria do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), está executando o projeto na comunidade São Domingos de Baixo. Até a presente data foram executados 28,7% dos projetos individuais de propriedades (PIPs), que incluem barraginhas, caixas secas, terraço em nível e fossas sépticas biodigestoras, visando conservar e proteger a bacia hidrográfica São Domingos.
Essas medidas estão contribuindo significativamente para a preservação e conservação do solo, aumento da disponibilidade da água, bem como a melhoria das condições socioambientais, impactando positivamente a comunidade local.
As fossas sépticas biodigestoras são uma alternativa frente à falta de saneamento básico em algumas regiões rurais, evita a contaminação do solo e da água consumida pelos moradores. Ela funciona tratando os efluentes provenientes das residências, produzindo o esgoto tratado e o chamado lodo estabilizado que servirá como fertilizante para o solo. Até o ano que vem serão instalado na comunidade o total de 98 biodigestores.
(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)