Golpistas tentam clonar Whatsapp de vítimas se passando por assessores de Ferraço

A equipe de campanha do candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), está em alerta após diversas denúncias de tentativas de golpe envolvendo o nome do político. Segundo relatos, criminosos estão se passando por assessores da campanha para enganar moradores e clonar suas contas de WhatsApp.

Os golpistas entram em contato com as vítimas por telefone, convidando-as para um suposto evento e solicitam o e-mail. Em seguida, enviam um código sob a alegação de que seria para confirmar a participação no evento. No entanto, o código é, na verdade, utilizado para sequestrar a conta de WhatsApp, dando aos criminosos acesso às mensagens e contatos da vítima.

Com a conta clonada, os golpistas aplicam golpes em amigos e familiares, solicitando transferências via PIX e causando prejuízos financeiros. Um dos números utilizados pelos criminosos foi identificado como (27) 99578-3141, e a equipe jurídica da campanha de Ferraço já tomou as medidas legais e informou as autoridades policiais sobre o golpe.

Em resposta às denúncias, a campanha de Ferraço orienta a população a não fornecer dados pessoais, como e-mails e códigos de confirmação, por telefone. Também é importante que qualquer tentativa de golpe seja registrada em boletim de ocorrência para que as autoridades possam investigar e combater esses crimes.

Dicas para evitar golpes

  • Não compartilhe códigos de verificação: Nunca informe códigos recebidos por SMS a terceiros.
  • Desconfie de ligações pedindo informações pessoais: Evite fornecer dados como e-mail e número de telefone em chamadas não solicitadas.
  • Ative a verificação em duas etapas no WhatsApp: Essa medida adiciona uma camada extra de segurança à sua conta.
  • Registre um boletim de ocorrência: Caso receba uma tentativa de golpe, informe as autoridades imediatamente.

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Dia a Dia ES)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)