Espírito Santo vai adotar restrições no uso de água para enfrentar seca e queimadas

Em resposta à grave crise hídrica enfrentada pelo Estado, o governador Renato Casagrande anunciou que a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) publicará, nesta quarta-feira (18), uma Resolução de Alerta no Diário Oficial.

O objetivo é impor restrições no uso de água para grandes setores como indústrias e agricultura, visando garantir o abastecimento público e o fornecimento de água para os animais.

“Estamos passando por uma forte estiagem no Espírito Santo, com os rios em níveis mínimos”, afirmou Casagrande. “A prioridade é garantir o abastecimento público e a água para os animais. Essa medida é para evitar maiores problemas com a falta de água”, completou.

Casagrande também anunciou que, nesta quarta-feira, será realizada uma reunião com o comitê de enfrentamento aos efeitos das queimadas e da estiagem, na qual novas ações serão discutidas.

Apesar da gravidade da situação, não há previsão de racionamento de água para a população, embora o uso consciente seja fortemente recomendado.

A seca severa já afeta o Estado há cerca de 90 dias, sem chuvas significativas, e os rios que o cortam estão em níveis mínimos. Além disso, o aumento de queimadas contribui para agravar a crise ambiental.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 526 focos de incêndio até segunda-feira (16), um aumento alarmante de 171% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Dia a Dia ES)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)