Na noite de quinta-feira, 18 de abril, a Prefeitura de Castelo, através da Secretaria Municipal de Educação (SEME), reuniu mais de 750 profissionais da educação na Escola Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental “Madalena Pisa” para o 1º Encontro da Formação Continuada 2024. O tema central do encontro foi “Relações étnico-raciais: desafios e possibilidades na Educação Básica”.
A Formação Continuada de 2024, estruturada em parceria com o Estado e a União, tem como objetivo aperfeiçoar ainda mais o processo de ensino-aprendizagem e garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, sem distinções. O foco principal é reconhecer os direitos de cada indivíduo, despertando nos alunos o desejo pelo conhecimento e a recomposição das aprendizagens de forma consistente e contextualizada.
Neste primeiro encontro, a palestra foi conduzida pelo Dr. Gustavo Henrique Araújo Forde, Doutor em Educação e Professor do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Forde, especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais, desenvolve estudos e pesquisas em afrodescendência e relações étnico-raciais na educação, com foco na história da educação, do movimento negro e do ensino da matemática. Autor do livro “Vozes Negras na História da Educação: racismo, educação e movimento negro no Espírito Santo”, Forde proporcionou aos presentes uma reflexão profunda sobre a temática das relações étnico-raciais na educação.
O Prefeito de Castelo, João Paulo Nali, expressou sua gratidão a todos os participantes. “A formação continuada é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor, facilitando a capacidade reflexiva sobre a prática docente e elevando-a a uma consciência coletiva”.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)
(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)