Alegre :Alunos da FAFIA ganham prêmio em congresso de enfermagem

O curso de Enfermagem da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (FAFIA), apresentou quatro trabalhos científicos no I Congresso de Enfermagem em Urgência e Emergência, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES), no último sábado (9) e domingo (10), em Venda Nova do Imigrante, na Região Serrana do Estado.

Ao todo, dezesseis trabalhos científicos foram avaliados e aprovados para apresentação no Congresso, e serão publicados em revista científica.

O destaque entre os trabalhos apresentados pela Fafia, foi o prêmio de 1° lugar no eixo temático “Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico” com o trabalho intitulado “HELLP: DESAFIO PARA ASSISTÊNCIA DO ENFERMEIRO NA EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA”, que contou com a participação de 12 alunos do 5º, 7º e 9º períodos.

HELLP é uma sigla do inglês que nomeia síndrome obstétrica grave, marcada por Hemólise, Elevação das enzimas Hepáticas e Plaquetopenia, explica a professora de Enfermagem da Fafia, Teresa Cristina Ferreira da Silva, que orientou os alunos.

A professora explica que o trabalhos submetidos foram produzidos por profissionais e acadêmicos de enfermagem, dentro dos eixos de Política e normatizações para Urgência e Emergência; Ética e legislação de Enfermagem nas Urgências e Emergências, Gestão de Enfermagem na Urgência e Emergência; e Educação em Urgência e Emergência e Assistência de Enfermagem ao paciente crítico.

Temas importantes foram abordados pela Fafia

Sob a orientação dela, os futuros enfermeiros de Alegre também tiveram temas que incluíram o acolhimento de deficientes auditivos nas Emergências; como lidar com os problemas de picadas de cobra, recorrentes na região do Caparaó, além da humanização no atendimento como aliado na prática clínica.

Teresa Cristina, que também é Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva/Epidemiologia, Professora pelo Instituto Capixaba de Ensino Educação e Pesquisa em Saúde (ICEPI) do Estado, além de apoiadora Institucional da Atenção Primária à Saúde da região do Caparaó, acredita que o incentivo, por parte das instituições de ensino, dos profissionais de Saúde e dos gestores públicos para que os acadêmicos da Enfermagem se envolvam em pesquisas e a participem de atividades científicas, é essencial.

“Estimular os acadêmicos de enfermagem a se envolverem em projetos de iniciação científica e participarem ativamente de congressos é fundamental para o desenvolvimento profissional e para o avanço da saúde pública em nosso município de Alegre. A pesquisa nessa área não apenas amplia o conhecimento acadêmico, mas também contribui diretamente para a melhoria das práticas de saúde e dos programas públicos”, explicou.

Um dos objetivos do evento era justamente proporcionar discussões e atividades que favoreçam o desenvolvimento dos profissionais que artuiam na área.

“Ao fazê-lo, estamos investindo não apenas no desenvolvimento individual desses estudantes, mas também no avanço da saúde pública e no bem-estar de nossa comunidade como um todo”, concluiu a professora.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Carlos Mobutto)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)